segunda-feira, 30 de abril de 2012

Quem é o dono do mundo?

Quem é o dono do espaço de chão onde você mora? O banco?
Quem é o dono da água que você bebe? O Departamento de Água e Esgoto?
E as frutas que dão nas árvores? São do supermercado? Do produtor? Suas?
O mundo tem tudo o que é necessário para a sobrevivência humana e matéria prima para toda a tecnologia que desenvolvemos, mas tem um porém. É tudo pago.
O dinheiro possibilitou que um grupo de pessoas se apropriassem dos recursos do planeta e vendessem para aqueles que concentrassem determinada renda. A partir daí você passou a pagar pra morar, pagar pra comer, pra beber, pra dirigir seu carro de uma cidade para outra, e pagar pelo nada também, afinal você paga impostos. Você se tornou um escravo do dinheiro.
Quem não tem dinheiro está condenado a morrer de fome, mesmo existindo terra o suficiente para todos morarem, plantarem, e criarem animais (não, eu não faço parte do MST).
Mas o mais engraçado disso tudo é que estamos tão acostumados com essa realidade que quando avistamos um mendigo na rua pensamos: Vagabundo, não quer trabalhar, é nisso que dá. O que nos faz mais dignos que ele? Seguimos as regras, ok. Nos matamos de trabalhar pra pagar uma dívida que nem é nossa. Mas não somos diferentes dele, apenas demos a sorte de ter mais dinheiro.
Sorte, Michele? Mas eu trabalho o dia todo, ralo muito para colocar dinheiro em casa e sustentar a minha família. Verdade, leitor. Mas você teve a sorte de conseguir um nível de estudo, você teve a sorte de nascer em uma família onde não faltava comida em casa, para que você pudesse estudar e conseguir o mínimo de conhecimento. Conhecimento tal que te possibilitou hoje estar empregado e ganhar um punhado de papel todo mês que lhe garante a entrada para o maravilhoso mundo da Classe Média.
Os Donos do Mundo colocaram etiquetas em recursos naturais e as venderam. Hoje eles querem colocar etiquetas nas nossas idéias. Não se deixe vender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário